23 de out. de 2010

70 anos de Pelé... não do Édson

De quem estamos comemorando aniversário? Para quem estamos acendendo velas neste sábado 23/10/10? Quem está compeltando 70 anos hoje? Édson Arantes ou Pelé? 
Essa disitinção de personalidades foi proposta, desde o início, pelo próprio Édson, figura importante no cenário político, cultural e esportivo mundial. Um verdadeiro embaixador das causas nacionais. Édson se criou a partir de Pelé, este um gênio da bola, um monstro que assombrava pela técnica e pelo físico apurado. Como dizem aqueles privilegiados que jogaram ao seu lado e aqueles infelizes que estiveram do outro lado do campo, um extra-terrestre.
Para o Édson crescer, se desenvolver e faturar dinheiro e fama, o Pelé precisou sofrer um bocado. Treinou duro, se privou de muitas coisas, viajou o mundo inteiro e levou muita pancada dos adversários. Mas Pelé tinha uma missão: levar alegria ao povo e garantir que o Édson tivesse um futuro tranquilo.
    O tempo passou e Pelé se eternizou pelas emoções que proporcionou ao mundo. Ele é, incostestavelmente, o Rei do futebol. Pelé é unanimidade para quem gosta ou não de futebol. Já Édson, tem lá suas restrições e está longe de ser unânime.
    Nos 70 anos de Pelé, celebremos quem de fato deve ser lembrado, ou seja, aquele que com a bola nos pés nos fez sonhar. 




Nenhum comentário: