Se não é novidade no Brasil, é pelo menos algo no qual se deva prestar atenção. Em Campinas, interior de São Paulo, há uma equipe de futebol patrocinada pela Red Bull e que leva seu nome: o Red Bull Brasil. O time disputa a segunda divisão do Paulistão e briga para chegar na primeira.
Digo que não é novidade, porque há alguns anos houve uma equipe patrocinada pela ETTI e que levava o nome da empresa: o ETTI Jundiaí, que depois se transformou em Paulista e assim permanece até os dias atuais.
A atenção que pedi no primeiro parágrafo é pelo modelo de gestão do clube. Confesso que não sou fã da apropriação de clubes de futebol por empresas, mas não é esse o caso. Trata-se da criação de um novo time, bancado por uma empresa particular e que não depende de dinheiro púbico para se manter.
Pior é a situação vivida por muitos por aí que se mantém com dinheiro de prefeituras; verbas que deveriam servir a outros propósitos que não montar times de futebol. Por exemplo o Grêmio, que era Barueri e virou Prudente de um hora para outra.
A tentativa do Red Bull Brasil, principalmente em um país onde isso nunca deu certo, é válida. Particularmente, torço para dar certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário