Não há como negar que o fortalecimento da economia brasileira, aliado a um melhor planejamento dos clubes de futebol, nos levou a uma situação diferente dos últimos anos. Os jogadores que atuavam no exterior estão retornando ( é bem verdade que só voltam aqueles decadentes) e os que por aqui jogam, não saem com tanta facilidade assim.
Há uma velha máxima que afirma: "o Campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo". Concordo. Sobretudo se analisarmos a quantidade de clubes que têm condições de disputar títiulo. Me parece óbvio que a melhoria técnica dos jogos, fruto da permanência dos craques e da volta de tantos outros, contribua para o acirramento da disputa.
Entretanto, é de se estranhar como os principais postulantes ao primeiro lugar fazem força para entregar o ouro. Veja a rodada de hoje, como exemplo. O Corinthians perdeu para o Coritiba, o que, mesmo fora de casa, é um resultado inesperado. O Vasco, até então vice líder, perdeu por 4 x 1 para o lanterna América-MG. Um resultado intolerável! O Flamengo, para não ficar para trás, levou um baile do Bahia: 3 x 1, no Engenhão! Ao que parece, a sorte esteve mesmo ao lado do Botafogo que, daqueles que estão na frente, foi o único que não perdeu, mas também não jogou...
O Brasileirão é o campeonato mais disputado do mundo, repito essa verdade. A análise que complementa esse veredicto, contudo, demonstra que é também uma competição marcada por altos e baixos e por times bem medianos. Nessa competição, os melhores são apenas bons; e nada mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário