Essa vem da Inglaterra. O treinador do Blackpool, time da primeira divisão, decidiu levar para o jogo uma equipe totalmente reserva. Foram ao todo, dez modificações. O regulamento da Premier League prevê que equipes "enfraquecidas", por vontade dos técnicos ou dirigentes, devem ser multadas. Não deu outra: o Blackpool perdeu R$ 66, 5 mil.
O que está por trás dessa medida ditatorial? O bom e velho mercado da bola. Ao obrigar os clubes a escalar seus principais atletas, a Premier League evita sua desvalorização. Seria como se um time brasileiro, que disputasse ao mesmo tempo a Libertadores e o Brasileirão, não pudesse prorizar competição alguma.
Mas, como julgar os critérios do treinador do Blackpool? Ele poderia alegar, simplesmente, que os onze que entaram em campo era o que tinha de melhor no elenco.
Por outro lado, o regulamento da Premier League interfere em demasia no poder de decisão dos técnicos. Ela fere a liberdade que cada um tem de eleger seus jogadores, ou seja, impõe seus critérios mercadológicos aos clubes.
Um detalhe que, apesar de singelo, é fundamental: o Backpool perdeu por 3 x 2 e levou um gol já nos acréscimos. Quer espetáculo melhor do que esse?
Nenhum comentário:
Postar um comentário