26 de jan. de 2011

O FIM E OS MEIOS



Segundo a ONG Contas Abertas, o Governo Federal vai aumentar em 63%  o orçamento para o Minstério dos Esportes previsto para 2011. A justificativa é óbvia: as obras para a Copa 2014 e Olímpiadas2016.
É claro que esses mega-eventos mundiais devem ser bem preparados e não podem deixar furos ao olhos de todo o planeta. Além disso, o Brasil não pode manchar a boa imagem que foi construída perante a comunidade internacional.
Tudo isso é plenamente compreensível. O que não posso compreender é o motivo pelo qual setores como saúde e educação, ainda segundo a ONG Contas Abertas, têm apenas aumento de cerca de 15% e 30% respectivamente.
Até onde sei, a Copa do Mundo e as Olímpiadas vieram para melhorar nossas vidas e não para sugarem todo o dinheiro destinado para áreas tão prioritárias em nosso país. Se não, vejamos: o que é mais importante: um estádio de futebol novinho em folha, ou escolas públicas de qualidade, com professores bem remunerados e mais vagas para alunos? O que é mais necessário: equipamentos olímpicos de última geração, ou hospitais com médicos e tecnologia suficientes para que não morram mais cidadãos nas filas?
Quero sim, eventos esportivos para entrar na história do Brasil. Contudo, desejo muito mais um país livre de todas as mazelas sociais. E que na hora de comemorarmos e chorarmos com as conquistas esportivas, nos lembremos das crianças fora das escolas e dos mortos, por falta de atendimento, nos hospitais.

Nenhum comentário: