Pernambuco é um estado grandioso. Vem de lá muito da nossa história e de nossas origens; afora a variedade de comidas, artesanato e musicalidade daquele povo.
Sou suspeito em dizer isso porque sou filho de pernambucana arretada! Mesmo por causa das minhas origens, faço questão de enaltecer essa parte do país e tudo o que ela tem a oferecer para o Brasil.
No futebol também é assim, afinal esse esporte é mais do que um mero jogo, é parte da cultura brasileira. A série A do Brasileirão sem equipes pernambucanas estava incompleta, esperando por algo de novo. Eis que Sport e Náutico estão ambos de volta. De agora em diante, o nordeste vai ganhar mais duas vozes dispostas a berrar bem alto em favor daquela região.
O preconceito que gira em torno do nordestino invade também o fuetbol. Nós, que somos do "sul", costumamos a menosprezar com facilidade tudo o que vem do nordeste. Quando equipes de lá conseguem alguma notoriedade, logo inventamos alguma coisa para desqualificá-las.
Pois além de Náutico e Sport, devemos enaltecer também o ressurgimento do Santa Cruz e sua apaixonada torcida que assustou a imprensa mundial por sua fidelidade. Assim é o nordestino, povo de fibra, que está acostumado a batalhar e que sempre surpreende no final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário