2 de jan. de 2012

EM NOME DO PROFISSIONALISMO

Serena Willians é seguramente uma das mais bem sucedidas desportistas do mundo. Campeã de grandes torneios e líder por várias vezes do ranking, a tenista fatura milhões de dólares a cada temporada. É, sem dúvida, um belo exemplo de alguém que venceu na vida através do esporte.
Surpreendente foi a declaração da tenista, após voltar às quadras hoje depois de quase 3 meses afastada. Serena não teve nenhum pudor em afirmar que não ama o que faz. O tênis, para ela, não passa de uma obrigação, um ganha pão e nada mais. A atleta não tem amor pelo que faz, mas tem a consciência de que não pode ser mais nada além disso.
O senso comum nos ensina que é preciso amar o que se faz e que essa é a única maneira de se vencer as batalhas da vida. Serena se opõe a isso e prova que a história não é bem essa. Para ser um vitorioso, não é necessário ser apaixonado pelo seu ofício. A tenista nos ensina que o profissionalismo e a seriedade estão acima de qualquer outra virtude.
É claro que isso deve ter um preço. Serena Willians deve, em algum momento, sentir o peso de ter que cumprir compromissos enfadonhos e cansativos. Deve ser duro ter que acordar cedo para treinos, se submeter a dietas rigorosas e competições estressantes. Pelo menos, a remuneração é boa...

Nenhum comentário: