28 de ago. de 2012

ALTO RISCO



Vai acontecer na próxima quinta-feira um julgamento no STJD que poderá gerar uma decisão inédita para o fuetbol brasileiro. O Flamengo será julgado pelo comportamento de seus torcedores diante do Figueirense.
O réu está sendo acusado de não tomar providências sobre os insultos desferidos a Loco Abreu, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Para quem não se lembra, foi aquela ocasião em que o uruguaio, ex-Botafogo, beijou o escudo do clube carioca que trazia debaixo do uniforme do Figueira e, em seguida, foi xingado pelo rubronegros.
O STJD pretende tomar uma medida pedagógica, um ensinamento para os torcedores, mostrando que falar improprérios é uma falta de educação. Para tal, pretende punir o clube. Incorre aí em um erro gravíssimo ao meu ver!
A digníssima Corte deve saber que, se condenar o Flamengo, abrirá jurisprudência para um caso corriqueiro nos campos Brasil afora. Em caso de punição ao time carioca, estarão todos os outros clubes, em todos os jogos, vulneráveis.
Se a intenção é mesmo educar, então porque o Tribunal não promove campanhas educativas em estádios? Ensinar o torcedor a ser mais polido, a ser gentil. Mostrar que ali acontece apenas um jogo, nada mais do que isso. Isso sim, seria digno de louvor. O resto, é circo!


Nenhum comentário: