27 de fev. de 2013

MEDIDA SENSATA

Há uma notícia muito interessante e, ao mesmo tempo, animadora: o Ministério Público do Trabalho obrigará clubes de futebol filiados às federações a cumprir as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, vai fiscalizar esses clubes com a finalidade de assegurar a  boa formação dos jovens atletas.
Há inúmeros casos de clubes que servem de fachada para empresários exploradores. São situações que expõem os meninos e que os obrigam a viver em condições precárias. Quantas vezes não lemos notícias a respeito de jovens iludidos pela promessa de fama que acabam em tragédias pessoais?
A maioria dos clubes pequenos, espalhados pelo interior do país, não dá condições mínimas para que um garoto se desenvolva plenamente. A educação destes é interrompida, não há acompanhamento médico, a alimentação é inadequada ...
Mas o descaso não está só em times menos favorecidos. Gostaria de lembra-lhes a terrível história do menino Wendel, de apenas 14 anos, que morreu após uma parada cardíaca durante um treinamento na equipe de base do Vasco. Isso aconteceu há pouco mais de 1 ano e parece que já se perdeu na memória...
Wendel morreu porque não se alimentava direito, condição básica para quem pratica alguma atividade física. Portanto, devemos celebrar a iniciativa do Ministério Público do Trabalho e cobrar para que as medidas sejam cumpridas.


Nenhum comentário: