24 de jul. de 2013

ENDURECER, MAS NEM TANTO

globoesporte.globo.com
Eduardo Bandeira de Melo, o presidente do Flamengo, manda avisar que torcidas organizadas não terão mais ingressos gratuitos. Chega de conivência com as facções! Ele manda avisar também que, a partir de agora, membros de organizadas podem até ter descontos e facilidades na compra de entradas, mas nunca gratuidade!
Pode até parecer uma medida dura, mas não é. Na verdade, o que o presidente faz é transformar o torcedor profissional em uma espécie de sócio-torcedor. Com essa determinação, Eduardo Bandeira iguala os privilégios de quem paga para ser sócio com os daqueles que apenas se aproveitam do clube para fazer um dinheirinho.
Na verdade, nenhum dirigente terá coragem suficiente para enfrentar as facções indecentes que representam as torcidas organizadas. São verdadeiras máfias que monopolizam paixões e manipulam diretorias em benefício próprio. São como sangue-sugas em busca de alguns trocados.
O que ocorre é uma espécie de dependência política nos mesmos moldes daquela que rege as relações de troca dos governantes. O famoso toma lá da cá. É uma forma de governar que se estabeleceu desde sempre e que dita as normas em qualquer tipo de relação de poder.

Nenhum comentário: