20 de nov. de 2013

SE PRECISAR...

Faltam apenas três rodadas para o fim do Brasileirão 2013. Para o tricolor, acostumado com os títulos das últimas edições, um ano para ser esquecido. Os adversários que vêm por aí não parecem desafios inexpugnáveis. O Fluminense sai para enfrentar o Santos, depois encara o Atlético Mineiro no Maracanã e encerra contra o Bahia na Fonte Nova. Olhando assim, não há muito o que se desesperar, afinal o time precisa de quatro pontos em nove para se livrar do pesadelo.
O que se cogita nas Laranjeiras é que, dependendo do resultado do próximo fim de semana, Fred possa voltar após longo período de inatividade. Seria uma espécie de salvador da pátria tricolor. O atacante só atuou em 8 partidas neste Brasileirão e está longe de ser o Fred de outras temporadas.
Em 2009, quando chegou às Laranjeiras, o jogador já demonstrava toda a fragilidade física que o atormenta. Por conta de uma lesão na virilha, Fred ficou cerca de 3 meses sem atuar mas conseguiu voltar no fim da temporada a tempo de salvar o Flu do rebaixamento. Naquele ano foram 12 gols em 20 jogos com a camisa tricolor pelo Brasileiro.
Em 2010, apesar do título nacional, Fred voltou a se machucar. Neste ano fez apenas 14 jogos mas marcou 12 gols na competição nacional, mantendo assim uma excelente média. Foi um dos nomes da conquista que teve Darío Conca como grande estrela.
No ano de 2011, finalmente uma boa sequência: 25 jogos e 22 gols marcados. O time não conquistou o título nesta edição do Brasileirão mas Fred realizou grandes partidas. O ano seguinte guardava mais boas notícias para o atleta. Além de ter sido campeão nacional, foi eleito o craque da competição e o artilheiro com 20 gols em 28 jogos.
O que se poderia esperar era uma continuidade dentro de campo em 2013. Após excelente Copa das Confederações, reafirmando seu nome na seleção brasileira, Fred voltou a se contundir. Neste ano são apenas 8 jogos no Brasileirão e míseros 3 gols, um desempenho que não traduz a eficiência do atacante.
O que se pode esperar de Fred agora? Será que ele tem caixa para salvar o Flu? Com apenas 70% de sua capacidade física, seria de fato arriscado lançar mão do jogador. Por outro lado, estamos falando de um atacante extra série, acostumado com adversidades e pressões. Fred está mais do que gabaritado para entrar e resolver. Melhor seria que não precisasse, mas isso só depende do Flu.

Nenhum comentário: