12 de abr. de 2014

VALE MAIS QUE O TÍTULO

                     lancenet.com.br
                    Foto: Bruno Lima
A decisão de amanhã se tornou particularmente curiosa para o Flamengo. Eliminado da Copa Libertadores, o time tem a oportunidade de atenuar o revés através da conquista do Estadual. No futebol, resultados valem mais do que qualquer outra coisa.
O Carioca é uma competição desvalorizada e está bem abaixo, em importância, da Libertadores. É a partir da competição sul-americana que o clube faz seus investimentos e traça suas receitas. Vencer o Estadual significaria uma espécie de prêmio de consolação para Jayme de Almeida e seus comandados. Um alívio momentâneo para uma dor difícil de curar.
Por outro lado, a derrota pode abrir um abismo imenso entre torcida e treinador. A opinião pública não perdoaria a perda do título para o maior rival na mesma semana em que sai, precocemente, da Libertadores. A pressão aumentaria absurdamente, o que obrigaria os dirigentes a tomarem medidas drásticas. O ciclo é assim: derrotas-pressão-diretoria em cheque-demissão do treinador. Dificilmente a coisa muda.
Imaginemos o Flamengo classificado na Libertadores. Um revés na decisão de amanhã traria arranhões facilmente cicatrizáveis com o avanço no torneio continental. Não há derrotas agradáveis no esporte. Ele é, por excelência, competitivo. Mas existem derrotas mais cruéis e significativas. É nisso que Jayme deve estar pensando.

Nenhum comentário: