15 de jul. de 2014

MAIS DÚVIDAS QUE RESPOSTAS

www.theguardian.com  Mike Egerton/Empics Sport
O Flamengo deve anunciar nos próximos dias a contratação de Eduardo da Silva. O brasileiro com nacionalidade croata tem 31 anos e joga como atacante. A idade, considerada avançada para os padrões do futebol, pode ser um problema. O elenco rubro-negro já conta com Chicão, Léo Moura, André Santos, Elano e Alecsandro, todos com idade acima de 30 anos. A princípio não significa muito, mas a médio prazo pode representar uma dor de cabeça para o treinador. As lesões e o desgaste pelos jogos excessivos são mais sentidos por jogadores mais rodados.
Além disso, a posição de atacante não é o problema para o técnico Ney Franco. O meio, setor de criação, é que se tornou o nó da equipe. Há muito não se vê jogador capaz de desempenhar tal função e a chegada de Eduardo da Silva não resolve a questão. Talvez por isso Ney Franco tenha apostado em um esquema com três zagueiros. Dessa forma ele dá liberdade para os dois alas, Léo Moura e André Santos, sem deixar espaços na defesa. É uma forma de dar mais criatividade ao time, já que os dois laterais têm como ponto forte o apoio e pecam na marcação.
Eduardo da Silva brilhou no Arsenal. Foi no clube inglês, entre os anos de 2007 e 2010, onde obteve notoriedade e reconhecimento internacional. Neste período, o atacante marcou 29 gols em 67 jogos. Desde 2010 defendia o Shakhtar Donetsk, onde marcou 36 gols em 113 jogos. Na Ucrânia conquistou quatro vezes o campeonato nacional, o que não representa muita coisa tendo em vista o nível da competição.
Sua chegada ao Flamengo vem recheada de dúvidas. Será que o jogador pode render por aqui? Será que a idade pode ser problema? Apesar de brasileiro, Eduardo da Silva pouco jogou por aqui. Será que ele encontrará dificuldades em se adaptar? São perguntas que terão reposta nos próximos meses.  De qualquer forma, o atual elenco rubro-negro é tão carente que qualquer contratação, à princípio, é bem vinda.


Nenhum comentário: