10 de jan. de 2013

A FESTA JÁ COMEÇOU

É preciso que se tenha uma visão mais ampla sobre o esporte, afinal ele é um fenômeno multi- facetado. Não se trata apenas de rendimento, táticas, técnicas e demais aspectos propriamente desportivos. Marketing, negócios e jogos de poder também entram em campo.
Há minúcias que precisam ser vistas. Por exemplo: Brasil e Catar vão assinar um termo de cooperação, visando a Copa do Mundo de 2022 que será realizada no país do Oriente Médio. Engana-se que pensa se tratar de uma atitude altruísta do governo brasileiro. Há no Catar muito dinheiro em forma de petróleo pronto para jorrar nos cofres públicos, o que é motivo suficiente para estreitar relações com o distante país.
Nesse caso, a Copa do Mundo FIFA é apenas um pretexto para negociações comercias e enriquecimento, lícito ou ilícito. Isso dependerá da forma como as transações serão estabelecidas. Pelo histórico do poder público tupiniquim, já dá para imaginar o que vem por aí...
Será inaugurada no Rio de Janeiro a casa Qatar- Brasil, uma espécie de ponta pé inicial para "cooperações" futuras. Enquanto alguns imaginam a festa que vem por aí, como reza o slogan da cerveja, para outros a festa já começou!

Nenhum comentário: