20 de mar. de 2013

MATURIDADE À PROVA

esporte.uol.com.br
A conquista da Taça Guanabara, convenhamos, há muito tempo não significa grande coisa. Nos primórdios da competição, a mesma era cobiçadíssima. Mas com o passar do tempo, sua importância foi se reduzindo a uma mera classificação para a final do Estadual.
Contudo, há no conquista recente do Botafogo um dado que traz valor ao trófeu; muito menos pelo seu significado afetivo do que pelas circunstâncias em que aconteceu. O fato do alvinegro ter virado dois resultados adversos contra adversários de tradição demonstra uma maturidade considerável do time de Oswaldo de Oliveira.
O clube de General Severiano, percebo eu, é um dos mais suscetíveis a influências externas. O clima sempre afetou em demasia o que acontece em campo. São muitos os exemplos de conquistas que foram para o ralo por conta de superstições, mal presságios e tabus.
Vem aí a Copa do Brasil, um torneio que ganhou em importância nos últimos anos. Sua conquista passou a ser interessante, o inverso da Taça Guanabara. As últimas edições trouxeram gosto amargo para o torcedor do Botafogo por conta das eliminações para times mais fracos. É uma boa oportunidade para se colocar a maturidade à prova. 

Nenhum comentário: