19 de mai. de 2013

CARIOCA COM SOTAQUE

Uma discussão promete agitar os botafoguenses pelos próximos dias. Quem é o craque do time na conquista do estadual: Seedorf ou Lodeiro? Ambos foram os pilares do alvinegro e conduziram a equipe ao título. Mas há diferenças sutis entre os dois.
Se o critério para a escolha for o números de gols marcados na competição, o uruguaio sai na frente.
Lodeiro marcou oito vezes e Seedorf, sete. Uma diferença insignificante de 1 gol separa os dois, demonstrando equilíbrio no quesito. Aliás, das 31 vezes que o Botafogo balançou as redes 15 saíram dos pés da dupla.
Mas não deve ser este o critério, mesmo porque o artilheiro da competição foi Hernane, do Flamengo. Sabemos que o jogador rubro-negro está longe de ser um craque. O que deve ser levado em consideração neste tipo de escolha é a regularidade do atleta, sua capacidade de ser decisivo e sua efetividade para o jogo coletivo. Nestes aspectos, com sinceridade, considero Lodeiro como o grande destaque, embora não ache que vá ser escolhido o craque do campeonato.
Há um outro fator que deve ser levado em consideração nesta disputa. Me refiro ao poder de visibilidade que um jogador pode dar a um campeonato. Neste quesito, Seedorf nada de braçada. Não quero dizer com isso que o craque holandês seja fruto de marketing. O maestro do Botafogo provou que idade não é empecilho e foi destaque, sem dúvida. Se vencer, será vitória merecida. Melhor para o Botafogo que conta dois nomes de muito peso para o Brasileirão que vem aí.


Nenhum comentário: