31 de mai. de 2013

MONACO, FIFA E CORRUPÇÃO

O futebol francês para ser mesmo o novo eldorado dos "investidores". Depois dos petro dólares injetados no Paris Saint Germain que fizeram do clube uma das potências da europa, agora é a vez do Monaco. Um russo chamado Dmity Rybolovlev decidiu investir pesado na equipe do principado e acabou de fechar contrato com Falcao García com a promessa de ser apenas o começo.
É realmente surpreendente como aparecem mecenas no futebol dipostos a gastar o que não têm. O esporte se tornou um terreno muito fértil para "investimentos" obscuros. Geralmente são os russos os principais responsáveis pelos empreendimentos que, via de regra, escondem objetivos escusos.
Seja no Brasil ou na Europa, o problema é rigorosamente o mesmo: falta de transparência. Tudo o que envolve o futebol termina embaçado pela espessa neblina da desinformação. A ordem nos clubes e nas entidades é tangenciar os questionamentos sempre. Dessa forma, valores de contratos, negociações, balanços financeiros, valores salariais e todo o resto sempre são camuflados.
O exemplo maior desta opacidade vem da FIFA, entidade que regula todo o futebol no mundo. Vêm de lá denúncias e mais denúncias sem esclarecimento. Seus dirigentes são repetidamente acusados por atos de corrupção e imoralidades. Apesar disso, poucas mudanças (para não dizer nenhuma) ocorreram na estrutura que dirige o esporte.

Nenhum comentário: