
Mas é preciso discernimento para defender o atacante no mais recente episódio que envolve sua vida particular. Émerson postou uma foto na internet na qual dava um beijo em um amigo. O que há de errado nisso? O que há de tão escandaloso neste fato? Nada, se não estivéssemos falando de um universo tão preconceituoso como o futebol.
O futebol é a síntese do universo masculino: virilidade, competitividade e agressividade. Qualquer coisa que escape a esse estereótipo não cabe nesse esporte. De certa forma, é surpreendente a atitude de Émerson. Até hoje, ele não não deu nenuma pista de que pudesse ser alguém sensível ou disposto a quebrar qualquer paradigma.
O que não surpreendeu, entretanto, foi a infeliz reação de alguns torcedores corinthianos. Não se poderia esperar nada diferente do que a irracionalidade e o preconceito que foram demonstrados. O futebol é uma representação do social. Nele se encontram todas as tensões de uma sociedade.
Exigir pedidos de desculpas de Émerson é insano e injustificável! Émerson pode ter feito o que fez apenas para gerar discussão. A questão não é essa. O que importa aqui é a falta de civilidade dos torcedores que, embora não falem pela maioria, representam muitos. Isso sim é preocupante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário