5 de ago. de 2013

CHOQUE DE ESTRELAS

Um verdadeiro choque de vaidades ameaça o campeoníssimo Bayern de Munique. E não se trata de estrelas que não se bicam, como em muitos clubes europeus. É a briga, ou o estranhamento, de um técnico com a maioria de seu time.
Pep Guardiola tem status de celebridade do futebol. Tanto como jogador, quanto como técnico é multi-campeão. Alie a isso o fato de ter montado um dos maiores times da história do futebol mundial e obterá a soma dos fatores que levou o treinador ao topo.
Quando um profissional atinge esse nível é natural que se sinta confiante em alterar sejá lá o que for. E é isso que está fazendo Guardiola: alterações táticas e de peças que estão assustando os principais jogadores do elenco bávaro. As críticas já estão pipocando e não tarda a pressão a aumentar.
O Bayern vem de títulos expressivos e, por isso, seus jogadores têm todo o direito de estranhar as alterações radicais. Eles entendem que não é o time que deve se adaptar ao seu novo treinador, mas o contrário. Penso que Guardiola deva respeitar as tradições locais e não tentar fazer do time alemão uma espécie de Barcelona. Do contrário, corre o risco de virar o maior fiasco da temporada europeia que se inicia. 

Nenhum comentário: