![]() |
www.sidineirezende.com.br |
Números são frios. Eles expressam, com minúcias, um retrato momentâneo de alguma situação. A análise de estatísticas e probabilidades deve estar atrelada à uma visão conjectural sob pena de se tornar vazia. No futebol é comum a utilização de dados para se justificar e prever desempenhos. O que não se pode esquecer é a avaliação das demais variáveis, como: pressão por resultados, possíveis desfalques, atrasos salariais, brigas políticas, etc.
Feitos os devidos prolegômenos, gostaria de abordar o novo acordo entre Flamengo e Consórcio Maracanã. Nele há a garantia de mais nove partidas do rubronegro no estádio, tanto pelo Brasileirão, como pela Copa do Brasil. Se supuséssemos que o time seria eliminado nas quartas-de-final pelo Botafogo, então teríamos mais sete jogos do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã.
Esse ano tem sido complicado para o time muito por conta de seu afastamento do Estádio. É claro que a fragilidade técnica do elenco e as eternas crises internas no clube são variáveis fortes que influenciam no resultado final. Mas enquanto atuou no Maracanã o Flamengo obteve resultados satisfatórios. Em cinco jogos diante de seu torcedor a equipe somou quatro vitórias (sobre Santos, Vitória, Cruzeiro e Fluminense) e um empate (com o Botafogo).
O elo entre a equipe e o estádio é algo que não pode ser ignorado. Embora haja registros de partidas decepcionantes e derrotas históricas, como a perda da Copa do Brasil de 2004 para o inexpressivo Santo André, os números são favoráveis. No Maracanã, o Flamengo conquistou cinco do seis Brasileiros (80, 83, 87, 92 e 2009), uma Copa do Brasil (2006) e trinta e um estaduais. São 1.909 jogos disputados, com 1.026 vitórias, 474 empates e 409 derrotas, de acordo com o site http://www.flamengo.com.br .
Se considerarmos que o time ganhe todos os sete jogos, no máximo, que lhe restam no Estádio em 2013, o Flamengo chegaria a 46 pontos na competição. No ano passado, o Sport foi o primeiro do Z4 e somou 41 pontos. O quarto colocado foi o São Paulo que fez 66 pontos. Pelo visto, a briga será mesmo para fugir da degola e nada mais... Ainda assim, a volta do time ao velho e bom Maraca merece comemoraçao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário