12 de nov. de 2013

FALSO PROTESTO


 

sidneyrezende.com

As cenas protagonizadas por parte de uma torcida organizada do Botafogo, ontem, no Aeroporto Santos Dumont e no Engenhão não são inéditas e também não serão as últimas no futebol brasileiro. Essa história de torcedor profissional tomando satisfação e ameaçando jogadores é uma prática comum por aqui.

Há um modus operandi na estrutura organizacional dos clubes que dá poder às torcidas organizadas em troca de apoio político nas arquibancadas. Essa relação promíscua acaba por tornar algumas poucas pessoas em verdadeiros caciques do futebol. São chefes de torcidas que desejam determinar os rumos de uma equipe e se acham no direito de ameaçar jogadores em seu local de trabalho.
Notem bem que não estou tirando a legitimidade do sentimento do torcedor que, ao ver seu time caindo de rendimento, se desespera ao pensar que sequer a vaga para a Libertadores pode vir. Não ir ao estádio, desconfiar do Botafogo, vaiar e criticar os jogadores são todas elas ações legítimas de quem sofre por amar demais seu clube de coração.
O que não posso admitir é que poucos, nem 0,01% da totalidade de alvinegros, façam disso uma guerra. É preciso ter discernimento entre o que é protesto e o que é oportunismo. Esperar jogadores em aeroportos nada mais é que uma forma de autopromoção. Os verdadeiros torcedores são aqueles que não recebem para torcer. Ao contrário, pagam caro para assistir aos jogos do alvinegro. Esses sabem bem como protestar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Peço a você, que antes de publicar, pesquise qual organizada recebe algum apoio da diretoria. Nem ingressos são cedidos! Por favor, poupe os alvinegros

Fábio Morais disse...

Obrigado por ler e participar. Não citei torcida específica, justamente para não ser leviano. O que critiquei foi a forma como organizadas e diretorias se relacionam. Isso vale para o Botafogo ou para qualquer outro clube. Se nem ingressos são distribuídos, como você está afirmando, está aí mais uma prova desta relação promíscua. Cobri o Botafogo por muitos anos seguidos e tenho imenso respeito por essa fanática torcida. Note que cito a ausência da torcida nos jogos como consequência da queda do time e não sua causa, como muitos querem insinuar. Abraços e mais uma vez obrigado pela leitura.