22 de fev. de 2014

IDENTIFICAÇÃO PASSAGEIRA

abola.pt
O assunto Elias mudou de rumo. Com o Flamengo fora das negociações, o Fluminense aparece como um dos interessados. Além dele, o Corinthians, clube pelo qual o atleta jogou e se identificou, também estaria na briga. A permanência de Elias no Sporting é inviável, já que há uma incompatibilidade evidente entre o clube e os interesses do jogador.
O torcedor do Flamengo via a permanência do volante como essencial para a disputa da Libertadores. E de fato, era! Elias criou, em pouco tempo, uma identificação enorme com o clube; algo raramente visto no futebol. Chegou e vestiu muito bem a camisa rubro-negra.
Por isso mesmo, sua possível ida para o rival do Rio de Janeiro poderá gerar um certo mal estar. É claro que Elias é profissional e tem todo o direito de escolher aonde vai jogar. É evidente também que o Fluminense não está atravessando a negociação, visto que o Flamengo desistiu do jogador. Por outro lado, as declarações dadas pelo procurador e pai do atleta, Eliseu Trindade, e pelo próprio Elias jamais deram a entender que ele pudesse vestir outra camisa que não a de Flamengo ou Sporting.
Tenho uma visão bastante pragmática do futebol enquanto negócio. A coisa se resume a dinheiro: leva quem tiver mais. Por isso, não condenarei Elias se ele jogar pelo Fluminense ou, tampouco, pelo Corinthians. Nenhum jogador é escravo de clube algum. A identificação que alguns criam pelas agremiações que defendem é apenas transitória. 

Nenhum comentário: