5 de fev. de 2014

JULGAMENTO NAS QUATRO LINHAS

jc3.uol.com.br
O quanto a polêmica envolvendo a venda de Neymar pode afetar a imagem do jogador? Esta é uma pergunta frequente e que cabe alguma reflexão por se tratar de um dos nomes mais badalados no mundo e, seguramente, o mais comentado no Brasil.
Neymar é uma espécie de Brasil que deu certo: jovem, prodigioso, bem-humorado e eficiente. Ele representa, ao mesmo tempo, uma realidade e o futuro promissor. Carrega consigo o carisma de uma nação que nasceu para dar errado, mas que de alguma forma consegue se superar.
Por outro lado, o que as recentes denúncias apontam é para um lado sujo e obscuro que, diga-se de passagem, não é exclusividade brasileira. O mundo do futebol é cercado de obscurantismo e ninguém se indigna a clareá-lo. Não sei se o jogador estava a par de tudo que o cercava, mas para mim está evidente que isso pode respingar nele. No mínimo, ele é parte de um engrenagem que serviu para algo escuso e isso já é suficiente para manchar seu nome.
O herói estará em campo, sempre a encantar seus admiradores. A copa do mundo vem aí e Neymar carrega sobre seus ombros a insígnia da esperança. Nesse momento, ninguém se lembrará de algum deslize cometido. No futebol os problemas se resolvem nas quatro linhas. Se o Brasil for campeão, Neymar estará salvo. Caso contrário, o julgamento será sumário. 

Nenhum comentário: