15 de abr. de 2014

PRECAUÇÕES

Fosse o jogo em um outro momento, Vasco x Resende não representaria o menor risco para o cruzmaltino. A diferença técnica entre as equipes é abissal. O problema é que o Vasco terá os desfalques de Edmílson, Guiñazu e Rodrigo. Além disso, vem de uma perda traumática e que ainda mobiliza o clube.
Edmílson é o artilheiro do time na temporada e já fez 19 gols em 45 jogos pelo Vasco. Seu rendimento, principalmente em 2014, é elogiável. O atacante virou uma espécie de referência do time, aquele que atrai para si as atenções dos adversários e de seus companheiros. Sem Edmílson, o Vasco vai de Reginaldo e Éverton Costa, já que Thalles está servindo a seleção brasileira sub-20. Reginaldo não é exatamente um finalizador, o que pode gerar dificuldades.
Guiñazu dispensa comentários. Não por sua qualidade técnica, mas por sua disposição para marcar. Para sua vaga, Adilson Batista deve optar por Aranda. O paraguaio tem mais qualidade na saída de bola, mas nada que possa fazer muita diferença. Sem Guiñazu, o Vasco perde o combate no meio campo. Como o jogo é em São Januário e o adversário é o Resende, a tendência é que o time não sofra tanta pressão. Por isso, a ausência de Guiñazu não deve ser tão sentida.
Já Rodrigo fará muita falta. Rafael Vaz não passou segurança nas últimas atuações que fez. As bolas paradas do Resende serão exploradas, assim como os lançamentos longos. Sem a segurança e a experiência de Rodrigo, a coisa pode se complicar. Nesse tipo de jogo, em que um gol do Resende pode significar uma tragédia, é essencial que o sistema defensivo não dê um vacilo sequer.
Em meio a tantas dificuldades creio que a maior, contudo, seja a perda, ainda não digerida, do Campeonato Estadual. O assunto ainda está bem vivo e não há indícios de que sairá de moda. A própria diretoria do Vasco o mantém vivo quando decide arrastar a contenda para os tribunais. Imagino que para Adilson Batista, o tema esteja se tornando uma preocupação extra. É preciso dar foco aos jogadores, trazê-los para a Copa do Brasil. A história agora é outra.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade. O Vasco precisa colocar TODO o seu foco na Copa do Brasil nesse jogo contra o Resende. Caso contrário, tem grande possibilidade de ser eliminado.