22 de mai. de 2014

UMA BAIXA CONSIDERÁVEL

A notícia é preocupante para o torcedor uruguaio. Luiz Soares, um dos principais nomes da Celeste, está correndo risco de não jogar a Copa do Mundo. O jogador se contundiu durante um treinamento e foi obrigado a realizar cirurgia no joelho esquerdo.
Hoje em dia, a complexidade dessas intervenções cirúrgicas é bem menor do que em épocas anteriores. Ainda assim, não se pode desprezar uma artroscopia há 23 dias da estreia do Uruguai no Mundial. Especialistas costumam apontar um tempo de recuperação entre 4 e 6 semanas, o que já extrapolaria a partida contra a Costa Rica, em Fortaleza, no dia 14 de junho. Mesmo que se recupere clinicamente, o atacante precisaria de tempo para fortalecer a musculatura e para voltar a treinar.
A seleção uruguaia não vive, nem de longe, o momento brilhante que viveu na África do Sul em 2010 e que se estendeu na conquista da Copa América da Argentina no ano seguinte. É um time enfraquecido e pouco renovado e que depende, ainda mais, dos talentos de Cavani e Soares. Não tendo um deles, a coisa se torna ainda mais complicada.
O grupo D da Copa, do qual faz parte o Uruguai, será um dos mais competitivos. Além da Celeste e da Costa Rica, Itália e Inglaterra fazem parte da chave. Nada menos do que três campeões mundiais integram o grupo. Sem Luiz Soares e sem opções no elenco, a Celeste sai atrás na briga por uma das duas vagas.
O fio de esperança reside na força de vontade de Soares. O jogador garante que se recupera a tempo para jogar. A motivação, a força de vontade e a mentalidade positiva ajudam bastante nesses casos. Seria realmente algo extraordinário, para o Uruguai e para o futebol.

Nenhum comentário: