12 de ago. de 2014

A VEZ DO VOZÃO

O grande jogo desse meio de semana em terras tupiniquins fica por conta do confronto de volta da Copa do Brasil, entre Ceará x Internacional-RS. Será o duelo do vice-líder da série A contra o líder da série B. Olhando superficialmente pode não representar muita coisa, mas na verdade há ingredientes mais picantes escondidos nesta receita.
O Ceará, em tese a equipe mais fraca tecnicamente, tem avantagem de ter vencido o primeiro confronto fora de casa. Pode perder por 1 x 0 e ainda assim estará classificado. Além disso, o Internacional não conta com Wellington e Wellington Silva porque ambos já jogaram a competição por São Paulo e Fluminense, respectivamente. Como se não bastasse, D'Alessandro, Juan e Alex são dúvidas e Willians está vetado. Peças essenciais para o Colorado.
O retrospecto do Vozão diante do rival é ótimo: em 13 jogos oficiais foram 5 vitórias, 3 derrotas e cinco empates. Quando joga em Fortaleza então, aí é que o Ceará demonstra seu poder sobre o Inter: nunca perdeu! Em 8 jogos na capital cearense, o alvinegro venceu 3 e empatou 5 vezes.
Mas não se trata apenas de números favoráveis. O time do Ceará vem apresentando um futebol humilde e convincente. Com uma proposta de jogo simples, o time vem conquistando resultados expressivos e vem fazendo o que, por exemplo, o Vasco ainda não conseguiu fazer. A receita é: um time compacto, com um bom sistema defensivo e velocidade na saída de bola.
Quando se trata de Copa do Brasil, o Ceará teve sua melhor campanha em 1994. Naquele ano, eliminou o então poderoso Palmeiras que tinha Edmundo, Evair e cia em seu elenco. O próprio Colorado foi vítima do Ceará naquela edição da Copa do Brasil. O time cearense perdeu apenas para o Grêmio, de Felipão, na decisão. Quem sabe não chegou a hora do Vozão aprontar mais uma vez. Aposto nisso!

Nenhum comentário: