30 de ago. de 2014

LUXEMBURGO E OS DOIS FLAMENGOS

scoutscartola.com
Luxemburgo decidiu priorizar o Brasileirão. Pôs na cabeça que o Flamengo não tem elenco para disputar duas competições ao mesmo tempo. Desvalorizou o próprio grupo e se arriscou a perdê-lo para o resto da temporada. É uma decisão dura e que cabe visões divergentes.
Por um lado, o treinador tem uma certa dose de razão. O elenco é bastante frágil e não resistiria a possíveis baixas por contusão. Como o Flamengo ainda olha para a zona de rebaixamento, não seria aconselhável forçar um jogador ou outro.
Contudo, o time que conquistou a Copa do Brasil em 2013 não era muito diferente do atual. À exceção de Elias, que já não está mais entre os rubro-negros, o grupo era tão frágil quanto o de hoje e jogou dois campeonatos ao mesmo tempo. Luxemburgo poderia apostar no embalo dos seus titulares (4 vitórias seguidas) para forçar um triunfo sobre o Coritiba e empolgar ainda mais seu torcedor.
O Vanderlei gosta de frases de efeito. Ele mesmo já proferiu uma que diz: "o medo de perder tira a vontade de ganhar". É um vaticínio simplório, porém verdadeiro. Jogador precisa de motivação e mostrar para um grupo o quão ele é frágil não é a melhor forma de incentivá-lo. 
Os efeitos poderão ser vistos contra o Vitória. Quem perdeu a Copa do Brasil foram os reservas, não os que estarão em campo no Barradão. Luxemburgo criou dois Flamengos. Um que foi feito para perder e outro que pode até ganhar. Espero que essa divisão fique clara também para o grupo.

Nenhum comentário: