21 de set. de 2014

UM ESPORTE QUE SE RENOVA

esporteessencial.com.br

A dupla formada por Martine Grael e kahena Kunze, brasileiras apesar dos nomes, conquistou o mundial de vela em Santander, na Espanha. As meninas competiram na classe 49er FX, especialidade delas. É um começo de carreira promissor e que traz esperança para os jogos olímpicos.
Em 2009, ainda juvenis, ambas conquistaram juntas o mundial da categoria pela classe 420. Na atual classe que disputam, a 49er FX, trouxeram o vice-campeonato no ano passado e confirmaram a ascensão na carreira neste domingo. 
Martine tem 23 anos e é filha do bi-campeão olímpico Torben Grael. Veleja desde os 4 anos e traz no sangue o sal do mar. kahena tem 22 anos e está no esporte desde os 8. Ambas disputarão pela primeira vez os jogos olímpicos em 2016 e, certamente, adquirirão experiência para futuras conquistas. Uma medalha da dupla já no Rio de Janeiro seria excepcional, embora não esperada.
A vela é um esporte com muitas conquistas em olimpíadas. É o terceira categoria com mais conquistas no Brasil, tendo abocanhado 17 medalhas. O vôlei é o maior vencedor (20 medalhas), seguido do judô (19 medalhas). Apesar da baixa adesão da população à vela, o esporte consegue manter um bom rendimento em competições internacionais. Não é uma prática esportiva popular mas se mantém devido ao esforço de alguns poucos, dentre eles, a família Grael cuja representante mais recente é Martine.

Nenhum comentário: