20 de nov. de 2014

O JOGO SUJO

A associação do esporte com o submundo não é rara. Há alguns casos que ligam o futebol, por exemplo, com máfias, apostadores, sonegadores e outros tipos de criminosos. No mais recente, o Tesouro Americano apontou a ligação do clube Envigado, da primeira divisão colombiana e primeiro time de James Rodriguez, com o narcotráfico. Os Estados Unidos emitiram uma lista com dezenas de organizações supostamente envolvidas com o tráfico internacional e proibiram qualquer empresa do país a investir divisas.
A década de 80 e o início dos anos 90 são considerados os períodos mais críticos do domínio do narcotráfico na Colômbia. Foi nesta época que Pablo Escobar, o famoso traficante, reinou no país até sua morte, em 1993. Escobar era um entusiasta do futebol e, por isso mesmo, colocou muito dinheiro neste esporte. O famoso time do Atlético Nacional de Medellin, cidade natal do líder, conquistou seu título mais importante, a Libertadores da América, em 1989 e há fortes evidências que o dinheiro do tráfico fora lavado no clube. Neste mesmo ano nasceu o Envigado, clube de mesmo nome da cidade que fica na região metropolitana de Medellin. Entre ambas as localidades há apenas 10 km de distância. Isso não prova nada, mas diz muito.
O dono do Envigado, Juan Pablo Upegui, é filho de Gustavo Adolfo Upegui Lopez, amigo de infância de Pablo Escobar e assassinado em 2006. Comprovadamente ligado ao narcotráfico, ele foi absolvido pela Corte de Medellin. Houve ainda, na história do clube, dois outros presidentes assassinados: Jorge Arturo Bustamante e seu irmão, Carlos Arturo Bustamante. Os crimes jamais foram esclarecidos.
Há outros exemplos de associação do tráfico com o futebol colombiano. A seleção de 1994, aquela que trouxe mais esperanças ao seu torcedor depois da atual, era financiada e apadrinhada por Pablo Escobar. Os principais jogadores daquele elenco, como René Higuita, Valderrama e Asprilla mantinham estreitas relações com o chefão, inclusive jogando peladas com o criminoso em festas organizadas pelo mesmo no presídio.
O esporte, notadamente o futebol, se torna um manancial de ilegalidades por envolver paixão e dinheiro. Quando se tem milhares de aficionados ao seu redor fica mais fácil defender ilegalidades. Um time campeão é incontestável, mesmo que a montagem de seu elenco tenha sido financiada por dinheiro sujo. Por outro lado, há tanto dinheiro no futebol que fica impossível investigar de onde vem e para onde vai.

Nenhum comentário: