6 de dez. de 2014

SABEDORIA

japantimes.co.jp
Em tempos de mesmice no futebol e de falta de imaginação nas entrevistas, um personagem ressurge para dar um tom diferente ao cenário: Levir Culpi. O treinador do Atlético-MG, além de ser bem sucedido em sua profissão, se diferencia dos demais pela postura diante dos microfones.
Dono de uma retórica leve e descontraída, Levir não é daqueles que se utilizam dos jargões do futebol à exaustão. Tampouco, o treinador gosta de neologismos e palavras mais rebuscadas que não se encaixam no discurso, mas que são utilizados por alguns como se fossem atestado de erudição.
A agressividade, comportamento utilizado pela maioria dos figurões, passa longe de Levir Culpi. Homem refinado, ele entende que a firmeza de suas repostas, mesclada com a doçura na forma de falar, são suficientes para impor suas opiniões. O técnico é a prova de que é possível vencer em um meio tão hostil sem precisar ser rude ou mal-educado. 
Levir passou seis anos consecutivos no Japão. Certamente, o oriente lhe ensinou formas de ser que estão muito distantes de nossa realidade, dentre elas a humildade. Reconhecer que o mundo circundante é sempre mais sábio do que podemos ser. Disse Levir, em entrevista recente ao canal ESPN, que foi ao Japão para aprender sobre futebol e não ensinar. E aprendeu!

Nenhum comentário: